david.sousarj
(usa Ubuntu)
Enviado em 14/10/2011 - 07:41h
A tendência do gnome 3 é usar a gnome-shell por padrão, mas já existem várias extensões não-oficiais que deixam o gnome-shell com as funcionalidades antigas do gnome 2.
Vejam em
http://www.webupd8.org/search/label/gnome%20shell%20extensions?max-results=20
PO, vi muita gente aí reclamando do dash do Unity e do Gnome 3, porque ocupa a tela toda, os ícones são muito grandes, etc... eu acho prático e bonito, lembra muito o Launchpad do Mac OS X Lion, você consegue ter uma visão panorâmica de todos os programas instalados.
Eu particularmente acho que o Gnome está dando um passo para o futuro nessas novas versões. Alguns disseram que deixaram compatível demais para netbooks /tablets em detrimento dos desktops, mas isso está acompanhando uma tendência da informática, daqui a alguns anos pode nem haver mais esta distinção. Aqueles que gostam de gnome 2, xfce, e os -boxes da vida serão comparados aos que insistiram em usar fitas cassete depois que lançaram os cd's e dvd's (talvez serei apredejado aqui por causa disso).
Eu não quero ofender, até gosto dos window managers mais simples por serem leves e tal, mas a tendência dos computadores é estarem cada vez mais potentes, leveza não será uma preocupação no futuro. E em questão de beleza e praticidade, mais uma vez digo que fico com o gnome-shell + global menu + cairo-dock.